António Nunes
PCA
ANTOSC | Anglobal Cabo Verde

Engenheiro eletrotécnico de profissão, António Nunes tem mais de 22 anos de experiência na indústria internacional das telecomunicações.

Nunes estudou na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha.

Trabalho seis anos em Macau, onde esteva na CEM (empresa de eletricidade de Macau), na construção dos aeroportos internacionais de Macau e o Hong Kong, fazendo parte da Equipa da Soares da Costa em parceria com a Siemens no principal fornecedor de tecnologia.

Em 2000, mudou-se para Luanda, Angola e faz parte da equipa de criação da UNITEL, o maior operador móvel em Angola na atualidade. Como Diretor de Desenvolvimento das Infraestruturas da rede, coordena a construção das redes 2G, 3G e 4G nas suas diferentes componentes tecnológicas. As centrais (monolítico e softswitch) de comutação, as redes de aceso, as redes de transmissão em satélite, micro-ondas e fibras ópticas, assim como todos as torres e geradores espalhados pelo território nacional.  

Participa na criação da Angola Cables e em 2016 torna-se o CEO da empresa. Sobre a sua responsabilidade posiciona a empresa em 2020 como um dos player de referência internacional no mercado grossista de telecomunicações, com grande relevância nos mercados africano e sul americano. Sob a sua liderança a empresa concluiu projetos de importante relevância no mercado internacional de telecomunicações, como a cabo submarino SACS, o primeiro transatlântico do Hemisfério Sul, o Angonp Fortaleza, no Ceará, Brasil como o primeiro datacenter da Praia do Futuro, assim como mais dois cabos submarinos intercontinentais: WACS e Monet, ligando o Atlântico num anel de redundância de telecomunicações. Cria o Angonix, o ponto de troca de tráfego angolano de maior conectividade, criando a maior multinacional angolana.

 

Hoje está a gerir as suas próprias empresas e negócios.

É o Presidente da ANTOSC, empresa de partilha de infraestruturas de telecomunicações, líder no mercado angolano, é o Presidente da Anglobal Cabo Verde e Acionista da Anglobal SA. Esta é uma das empresas de relevância no sector angolano das telecomunicações, desenvolvendo infraestruturas que vão desde a construção dos sites às fibras opticas, assim como á operação destas no terreno. A empresa mantém a disponibilidade do fornecimento de energia aos diferentes operadores nacionais, através de geradores a diesel e com sistemas fotovoltaicos.

Na indústria detém a Galvostahl, a única fabrica de galvanização a quente em Angola.

Na área grossista é o Presidente da 4Spiro. Uma empresa que desenvolve negócios de conectividade em todo o mundo.

No sector elétrico, é Presidente da Proef Energias Angola, uma empresa relevante no sector energético em Angola, na construção de linha de baixa, media e alta tensão.

No campo da sustentabilidade é acionista da BIGLE, uma empresa que protege os oceanos e constrói recifes artificiais.